SERVIÇOS
Confira os serviços abaixoÁREA CONTÁBIL
Revisão contábil e adequação às normas internacionais
Analisar as principais contas, testes de saldo e procedimentos de contabilização. Confrontar os procedimentos contábeis da empresa com as normas constantes das leis 11.638/07, 11.941/09 e adequação aos pronunciamentos emitidos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Implantação e adequação das normas IAS e IFRS para harmonização da Contabilidade Brasileira com as Normas Internacionais.
Implantação de controles e apuração de custos
Implantar controles eficientes de custos para produtos e ou serviços. Facilitando a política de formação de preços justos para vendas. Avaliar a classificação das despesas fixas e variáveis na formação dos custos. Análises da lucratividade e mix de produtos.
Levantamentos do Ativo Imobilizado
Testes físicos dos bens da empresa e avaliação referente ao Valor Recuperável dos Ativos “Teste de Impairment” conforme (CPC 01); Testes dos controles quanto a Codificação; Documentação; e taxas de depreciação conforme vida útil. Análises dos impactos contábeis com os resultados da avaliação ao valor justo.
ÁREA FISCAL
Planejamento Tributário quanto aos impostos diretos e indiretos
Análises das escolhas dos sistemas de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples. Revisão fiscal contemplando os impostos diretos e indiretos. Visando a correta aplicação da legislação vigente a cada tributo. Análises das rotinas operacionais, fiscais, administrativas e financeiras visando possíveis economias tributárias. Trabalhos voltados para a prevenção de riscos de contingências fiscais / trabalhistas.
GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
Situação Financeira
Análises de endividamento e planos de recuperação econômica e financeira; Levantamento da real geração de caixa e capacidade de alavancagem de capital; Levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações e rotinas das financeiras, contábeis e fiscais da empresa. Emissão de relatório apontando irregularidades encontradas, possíveis riscos à empresa e sugestões de melhorias.
Contas a Receber, Pagar e gerenciamento de caixa
Avaliar os procedimentos de recebimentos, pagamentos e baixas no sistema de contas a receber e a pagar. Com validação da documentação de apoio a estes processos vitais da empresa. Implantar procedimentos para o fluxo de caixa e o gerenciamento da tesouraria.
Implantação de Relatórios de Indicadores de Desempenho (KPI)
KPIs – (Key Performance Indicators) que possibilitam aos gestores periodicamente, avaliar um conjunto de indicadores de performance que identificam o desempenho econômico, financeiro e operacional da empresa; Além de mostrar a performance nos principais indicadores do negócio, os KPIs identificam as situações que necessitam de uma intervenção imediata ou de médio prazo para corrigir as falhas existentes e promover as melhorias.
Apoio no planejamento econômico e financeiro (Budgets)
As empresas necessitam fazer planos de negócios que deixem claros os objetivos a serem alcançados e ao mesmo tempo constituam uma ferramenta de medida comparativa nos períodos em operação. O Planejamento (Budgets) são compromissos dos gestores perante a empresa no sentido de viabilizar a geração de lucros e sua perenidade no mercado. Correções serão com frequência necessária, tanto na forma de execução como no replanejamento dos objetivos.
Auditorias na detecção de riscos e prevenção de fraudes
Elaborar matriz de riscos com mapeamento de todos os processos vitais sujeitos a riscos de perdas financeiras ou fraudes na empresa, realizar os testes nas atividades selecionadas, apresentar os relatórios e sugerir medidas de controles para evitar riscos de perdas financeiras, fiscais, reputação e fraudes.
Novos negócios – Análise de Viabilidade Econômica e Financeira
A análise de viabilidade econômica e financeira caberá sempre que a organização necessite testar, se são viáveis, as seguintes proposições:
• Implantação de uma nova Unidade de Negócio na atual operação da empresa;
• Cisão de uma Unidade de Negócio específica e existente com objetivo de venda a um terceiro;
• Projetos de “due dilligence” com objetivo de adquirir outra empresa;
Testar a viabilidade do ponto de vista econômico e financeiro quanto à introdução de um novo produto no negócio atual da empresa ou, em situações que a empresa necessite suporte para captação de recursos financeiros. Apoio na elaboração do plano de negócios o que o empreendedor tem como objetivo e como pretende executar e a comparação com o desempenho real que permita acompanhar seu progresso. Suporte na elaboração do fluxo de caixa descontado na projeção de períodos futuros para um negócio específico ou até o mesmo resultado operacional de investimento em uma máquina específica para o ativo imobilizado.
Controles de estoques
Avaliação do valor realizável dos estoques; execução de testes nos processos das movimentações e valoração dos estoques, visando garantir a acuracidade dos estoques e evitar perdas físicas e financeiras. Avaliar os procedimentos de controle e guarda dos estoques. Bem como a restrição de acesso aos depósitos e a segurança dos mesmos. Quantificar se aplicável, o nível de obsolescência contido nos estoques. Bem como identificar as categorias ABC e análises de giro dos estoques.
Procedimentos Internos
Em uma organização inúmeros processos são executados dentro de um padrão estabelecido. Preferencialmente, estes padrões devem estar formalizados. A organização deve, “escrever o que faz e fazer o que está escrito”. Um conceito aplicado ao Gerenciamento da Qualidade Total abrangendo todos os processo da empresa. Sejam eles ligados à produção ou financeiros. Somente a implantação dos Procedimentos Internos não assegura a sua eficácia. É necessário testar a sua aderência e proceder às modificações que melhor se adaptem à cultura de empresa. Além de oferecer tranquilidade aos gestores, a implantação dos Procedimentos Internos formais, tornam os processos mais transparentes e garantem a execução dentro dos padrões estabelecidos. Permitem também a rápida integração e treinamento de novos colaboradores que se agregam a empresa.
Apoio na Implantação e melhoramentos dos sistemas ERP
O sucesso de um ERP em uma empresa está diretamente relacionado com a forma que foi planejada a sua implantação. Por mais padronizadas que sejam as operações, cada uma tem as suas particularidades enraizadas na cultura da empresa. Assim, a implantação de um ERP envolve tratamento de gerenciamento de projetos em todas as suas fases. São necessários testes de aderência, cuidar do gerenciamento das mudanças (change management) e manter um bom relacionamento com as partes interessadas. (stakerholders). Para os ERP que já estão implantados, sempre cabem projetos de implantação de novas funcionalidades ou melhorias nas existentes.