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Ter o próprio negócio, identificar uma oportunidade ou mesmo estar com dificuldades de uma recolocação no mercado formal de trabalho são os principais motivos para abrir uma empresa. O que muitos dos novos empreendedores desconhecem são os difíceis caminhos para obter o sucesso no mundo dos negócios.
No Brasil, 50% das empresas que são abertas por novos empreendedores fecham antes de completarem 3 anos de vida. Essa dura realidade frustra os sonhos de ter um negócio próprio para maioria das pessoas que buscam uma oportunidade de empreender uma ideia.
Vale ressaltar que o sucesso de um empreendimento está é suportado por um tripé indispensável e que todo empreendedor deve ter ciência. São eles:

  1. Capital próprio.
  2. Conhecimento do negócio.
  3. Administração eficaz.

E para fechar o circulo desse tripé é necessário ter constituído do que chamamos de um “Lobby” que seria o seu relacionamento e conhecimento com o mercado para constituir uma carteira de clientes.
Conhecimento do Negócio – As chances de dar errado quando o empreendedor não conhece do negócio ou o mercado em que vai atuar é muito grande. Se lançar em um mundo de negócios desconhecido levará um tempo para adquirir a experiência necessária para prosperar. Esse tempo representa dinheiro saindo do fluxo de caixa e descapitalização da empresa. Portanto, conhecer do negócio ou obter a conhecimento prévio é um dos requisitos essenciais.
Capital próprio – Não depender de recursos de terceiros no início dos negócios é fundamental. Pois, no Brasil as taxas de juros para financiamentos são elevadas e levam boa parte do lucro de um negócio.
Administração – Administração começa antes de abrir a empresa. Primeiro, começa com o planejamento do negócio. Ou seja, quais são os custos fixos / variáveis envolvidos; quanto pretende vender mensalmente em um horizonte de pelo menos um ano; quais são os impostos incidentes sobre os serviços ou produtos que deseja colocar no mercado. Por fim, montar um fluxo de caixa projetado com base nas operações iniciais do negócio. Assim, verificar se a geração de caixa é suficiente para cobrir os dispêndios.
Por fim, dentre os requisitos mais importantes, saber que são seus futuros clientes; qual o diferencial que irá oferecer eles em relação à concorrência, onde estão, qual o perfil, o que desejam, o que os satisfazem e como os fidelizar.
De nada adianta, conhecer do negócio, possuir capital próprio e administrar bem se não existirem os clientes e os mesmos não o identificar seu negócio como a melhor opção dentre a concorrência.
Estes são princípios básicos para quem deseja ser um empreendedor de sucesso. Ressaltamos que não há espaço no mundo dos negócios para aventureiros despreparados. Creio que a maioria dos que buscam o cominho do empreendedorismo não gostariam de fazer parte dos índices de mortalidade das novas empresas antes de dois anos.
Este assunto, para quem deseja aprofundar mais, pode obter as informações estatísticas sobre sobrevivência de empresa no site SEBRAE. Ou, faça um contato conosco para melhores orientações.
Mateus Solana