por Mateus Solana | nov 30, 2024 | Contabilidade Gerencial e IFRS, Economia e Finanças nas Empresas, Planejamento Estratégico
Novo Livro: Guia para o sucesso empresarial. De autoria minha e do Leonilson Rossi Esta obra é um convite a estudantes das graduações de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Podem complementar na prática seus estudos com aplicações relacionadas as Análises e Interpretações das DFs, Estratégias de marketing e aplicação dos Indicadores de desempenho. Profissionais da Controladoria – como preparar as DFs e indicadores de forma gerencial base para tomadas de decisões. Empreendedores / Diretores – Adquirir habilidades para ler e interpretar as DFs (Demonstrações Financeiras) tornando a Contabilidade Gerencial como fonte essencial para tomada de decisões. Relacionamentos com clientes – Estratégias para conquistar e reter clientes. Disponível na UICLAP, Amazon e Livraria da...
por Mateus Solana | mar 11, 2023 | Contabilidade Gerencial e IFRS
Para quem deseja adquirir alguns conceitos sobre contabilidade rural e custeios na atividade agrícola. Abordo neste vídeo especificamente a contabilidade da Cana de Açúcar, segregando os conceitos de Ativo Biológico e Produto...
por Mateus Solana | jun 13, 2022 | Auditoria Gerencial, Controles Internos
Meu livro sobre Fraudes, Riscos e prevenção: Esta obra é indicada para: Empresários: Que desejam conhecer um pouco mais de cada setor da sua empresa e conhecer as possíveis vulnerabilidades existentes. Auditores internos / externos: Serve como um manual para elaborar as matrizes de avaliação riscos inerentes a cada setor. Profissionais das áreas administrativas e financeiras: Que desejam conhecer as vulnerabilidades presentes em suas tarefas e propor controles internos...
por Mateus Solana | jun 10, 2022 | Economia e Finanças nas Empresas
Quanto vale uma empresa? Não é uma tarefa fácil achar o valor de venda ou compra de uma empresa. Exige muitas considerações e aplicações de técnicas financeiras, contábeis e de matemática. Veja este vídeo onde apresento algumas considerações e pelo menos três técnicas de...
por Mateus Solana | jun 10, 2022 | Controles Internos
Conciliações bancárias atrasadas, notas pagas e não baixadas, recebimentos não liquidados, atrasos nas integrações com a contabilidade. Tudo que o fraudador mais...
por mateussolana | fev 3, 2018 | Auditoria Gerencial, Controles Internos
Compliance nas empresas O termo é inglês e uma tradução literal seria estar em conformidade com leis e regulamentos sejam eles externos ou internos. O principal papel da conformidade é garantir que os negócios que a empresa realiza são lícitos e os acionistas estão protegidos de qualquer problema interno ou com as autoridades do País. Um bom programa de compliance bem estruturado na empresa previne fraudes e o comportamento não conforme no ambiente corporativo. Estar em “Compliance” compreende também ter politicas e procedimentos que abordem a lei antitruste, anticorrupção, lavagem de dinheiro e interações com funcionários públicos. Todas empresas necessitam estar em “Compliance” não somente em relação as leis e regulamentos. Mas, basta um boato, ou um desvio, ou uma publicação inadequada que “viralize” nas mídias sociais para produzir uma repercussão negativa e com sérios danos no valor do acionista, ou pior, destrua em poucas horas a reputação da marca e empresa no mercado. No Brasil, os escândalos da “Lava jato” correm o mundo e a reputação brasileira afugenta os investimentos estrangeiros. Atualmente, para que um País receba recursos aportados como investimentos, é necessário que o ambiente corporativo ofereça segurança aos investidores. Desta forma, as empresas que possuem programas consistentes de “Compliance” têm vantagens competitivas e são vistas como empresas seguras para se investir. Para implantar um programa de conformidade é necessário saber quais áreas têm o maior potencial de violações dos regulamentos e da lei. É importante descobrir e mapear os riscos mais sérios dentro da organização. Implantar procedimentos internos que mitiguem estes riscos. Isso significa a necessidade de uma sólida compreensão da ambiente em que a empresa...
por mateussolana | jan 14, 2017 | Auditoria Gerencial, Controles Internos
Destacamos neste artigo a importância do estabelecimento de Controles Internos formalizados e implantados no ambiente da empresa. Não importando o porte, toda empresa necessita ter suas regras claramente estabelecidas e divulgadas para todos os envolvidos de forma direta ou indireta com mesma. Desde a existência do ser humano as regras de convivência social e de responsabilidade cível são definidas e implantadas em forma de Lei. Seja uma nação ou uma simples comunidade, regras de sociais e cíveis são indispensáveis para a boa convivência humana e respeito às regras do meio em que vivem. Em um ambiente empresarial, onde há ausência de procedimentos formais, qualquer desvio de conduta pode ser classificado como normal. Pois, não há como punir um procedimento considerado inadequado se as regras não foram estabelecidas e divulgadas previamente prevendo a inadequação de certas atitudes e as consequências de não respeitá-las. Também, não basta escrever Controles Internos formais e dentro de estéticas, normas ABNT e arquivá-los em pastas personalizadas, mas com efetividade nula. Diante isso, todos os níveis hierárquicos da empresa devem ser avalistas, conhecedores e praticantes das regras descritas dos Controles Internos formalizados. Outro fator de fracasso na implantação de Controles Internos é não respeitar a cultura da empresa no estabelecimento das regras. Escrever uma norma interna com base em uma literatura de uma realidade completamente diferente e, sem respeitar as tradições e costumes da empresa é mais um Procedimentos implantado para tão somente empoeirar-se no armário da empresa. Importante que para estabelecer os Controles internos, estes devem estar suportados pelo Código de Ética e Conduta Empresarial, um manual que se assemelha a uma espécie de “Constituição...
por mateussolana | jan 14, 2017 | Contabilidade Gerencial e IFRS
Para falar da importância da contabilidade para as empresas, destacamos, primeiramente, o que trata o CPC 00 R1 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro em um dos seus inúmeros itens: QC12 – Representação fidedigna – Características Qualitativas “Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível” CPC 00 – QC12. A informação contábil destina-se basicamente aos investidores, financiadores e outros credores. Mas, é importante que os responsáveis pela direção da empresa o despertem o interesse pela informação produzida pela Contabilidade. Em muitos casos, ela é a única informação disponível e confiável existente, desde que produzida em tempo e confiável. Nas empresas que mantem a Contabilidade terceirizada também não adianta reclamar culpar o Contador pela qualidade das informações produzidas. Pois, as informações dos Demonstrativos Contábeis refletem exatamente as operações que ocorrem dentro de empresa. Para exemplificar a importância da Organização dos dados contábeis fidedignos nas empresas, destacamos um fato relevante associado às empresas que tem passivos tributários com a União. No final de Dezembro de 2016 o Governo Federal lançou uma Medida Provisória, ainda por ser regulamentada pelo Congresso em fevereiro de 2017, o chamado de Programa de Regularização Tributária (PRT) ou, popularmente chamada...
por mateussolana | ago 4, 2015 | Economia e Finanças nas Empresas, Perenidade das Empresas
Ter o próprio negócio, identificar uma oportunidade ou mesmo estar com dificuldades de uma recolocação no mercado formal de trabalho são os principais motivos para abrir uma empresa. O que muitos dos novos empreendedores desconhecem são os difíceis caminhos para obter o sucesso no mundo dos negócios. No Brasil, 50% das empresas que são abertas por novos empreendedores fecham antes de completarem 3 anos de vida. Essa dura realidade frustra os sonhos de ter um negócio próprio para maioria das pessoas que buscam uma oportunidade de empreender uma ideia. Vale ressaltar que o sucesso de um empreendimento está é suportado por um tripé indispensável e que todo empreendedor deve ter ciência. São eles: Capital próprio. Conhecimento do negócio. Administração eficaz. E para fechar o circulo desse tripé é necessário ter constituído do que chamamos de um “Lobby” que seria o seu relacionamento e conhecimento com o mercado para constituir uma carteira de clientes. Conhecimento do Negócio – As chances de dar errado quando o empreendedor não conhece do negócio ou o mercado em que vai atuar é muito grande. Se lançar em um mundo de negócios desconhecido levará um tempo para adquirir a experiência necessária para prosperar. Esse tempo representa dinheiro saindo do fluxo de caixa e descapitalização da empresa. Portanto, conhecer do negócio ou obter a conhecimento prévio é um dos requisitos essenciais. Capital próprio – Não depender de recursos de terceiros no início dos negócios é fundamental. Pois, no Brasil as taxas de juros para financiamentos são elevadas e levam boa parte do lucro de um negócio. Administração – Administração começa antes de abrir a empresa. Primeiro,...
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