Escolha uma Página

Compliance nas empresas
O termo é inglês e uma tradução literal seria estar em conformidade com leis e regulamentos sejam eles externos ou internos.
O principal papel da conformidade é garantir que os negócios que a empresa realiza são lícitos e os acionistas estão protegidos de qualquer problema interno ou com as autoridades do País. Um bom programa de compliance bem estruturado na empresa previne fraudes e o comportamento não conforme no ambiente corporativo.
Estar em “Compliance” compreende também ter politicas e procedimentos que abordem a lei antitruste, anticorrupção, lavagem de dinheiro e interações com funcionários públicos.
Todas empresas necessitam estar em “Compliance” não somente em relação as leis e regulamentos. Mas, basta um boato, ou um desvio, ou uma publicação inadequada que  “viralize” nas mídias sociais para produzir uma repercussão negativa e com sérios danos no valor do acionista, ou pior, destrua em poucas horas a reputação da marca e empresa no mercado.
No Brasil, os escândalos da “Lava jato” correm o mundo e a reputação brasileira afugenta os investimentos estrangeiros. Atualmente, para que um País receba recursos aportados como investimentos, é necessário que o ambiente corporativo ofereça segurança aos investidores. Desta forma, as empresas que possuem programas consistentes de “Compliance” têm vantagens competitivas e são vistas como empresas seguras para se investir.
Para implantar um programa de conformidade é necessário saber quais áreas têm o maior potencial de violações dos regulamentos e da lei. É importante descobrir e mapear os riscos mais sérios dentro da organização. Implantar procedimentos internos que mitiguem estes riscos. Isso significa a necessidade de uma sólida compreensão da ambiente em que a empresa está operando e os riscos que está exposta.
Faz parte do conjunto de ações preventivas um programa de monitoramento que desencadeie indicadores prévios de avisos de que algo estranho aos negócios está acontecendo e que poderá criar uma falha de ética ou de conformidade.
Assim, toda empresa deve ter um código de ética, um monitoramento contínuo e teste do programa de conformidade. Uma empresa ética ganha mais dinheiro no longo prazo e cria um positivo com funcionários satisfeitos.